quinta-feira, 27 de junho de 2013

A E.T de Itararé



Olá, tudo bem?
Hoje resolvi escrever um pouco sobre como as pessoas que tem a mesma “ condição” que eu devem passar.
Como já comentei, me despedi de quase todos os meus fios de cabelo e estou me sentindo muito bem em estar quase careca. Se querem saber, não escorreu uma lágrima sequer enquanto eles caíam. Penso que quem me ama, ama pelo que eu sou, não pela forma que aparento. Temos que pensar que a quimio faz o cabelo “ir embora”, mas faz o mesmo com o câncer. E estou ansiosa pela hora que ouvirei  “acabou”.
Hoje foi o primeiro dia usando lenço que sai na rua  (compras)  depois de quase careca e achei muito estranha a atitude das pessoas que passavam por mim. Me senti o E.T de Varginha, ops, E.T de Itararé (kkkkk). Umas olhavam meio de canto de olho e muitas nem disfarçavam o olhar, ficavam fixamente me olhando.  Não me senti   constrangida , sou muito firme com minha situação, continuo como sempre fui, me visto da mesma maneira, a diferença agora é que preciso cobrir a cabeça por proteção com relação ao sol, e nesses dias, do frio (kkkkkk). Quem vem em casa, recebo de cabeça “ limpa”, não sinto a menor vergonha.
Isso que aconteceu hoje me fez pensar nas pessoas que ficam constrangidas ou envergonhadas  e resolvi escrever  sobre coisas que as pessoas não devem fazer ou falar para alguém com câncer.

- Câncer não é uma sentença de morte, existe tratamento, existe cura. 
E mais uma vez falo, para morrer, basta ter vida!!!!!!
Baseado na frase acima, não nos olhem com pena, muito menos nos encarem!!!!
 Olhem com carinho.
É apenas uma fase e vai passar!!!!

- Não falem coisas tipo:
“ Fulano perdeu a batalha para o câncer!”
“ Fulano venceu o câncer por amor aos filhos, amor a vida!”  (isso não serve só para quem tem câncer, mas qualquer ser vivo, se morre, é porque num tinha amor????????)

Não fiquem falando assuntos somente sobre o câncer, como é, tratamento.... Já ouvimos dos médicos, já pesquisamos na net, já falamos com pessoas que passaram por isso, lemos livros.

Evitem as tristes como: Guerras, Acidentes, Doenças, Tsunamis, Assassinatos, Enchentes, Corinthians perdeu jogo .... queremos poder rir e nos distrair quando estamos com pessoas.

- Passem longe de comentários como:
“ Você engordou!” (quimio nos incha)
 “Você emagreceu!” (quem tem náuseas pode emagrecer)
“Você precisa fazer as unhas!” (não podemos tirar a cutícula)
“ Você está abatida!”
“Aquela doença!”

Penso que o que temos que passar, outro não passa. Acredito que Deus não permite uma situação maior do que a pessoa possa suportar.  Nossa mente e corpo são  controladas por nós mesmos. Se a gente encara as dificuldades de frente, sempre tentando encontrar algo bom nelas, o peso, a dificuldade  se tornam menores.
Hoje, se alguém me perguntar se vejo coisas boas nesse momento que passo a resposta será Sim.  Com essa “condição” fiz uma amiga que me dá forças e espero ter a amizade dela para o resto da vida. Recebo muito carinho de pessoas que não convivia. Pessoas que estavam distantes, estão próximas novamente. Os “ amigos virtuais” sempre estão em contato. E a família.... é família, nem precisa comentar!!!

Agora, o que merecemos ouvir e ter:
Precisamos de muito mais carinho
Sejam pacientes, às vezes, ficamos iguais como se tivéssemos uma TPM JEDI.
Quando não sabem o que falar, um abraço fala por você!
Isso vai passar!
Ficar careca não é tão legal, mas olha esse lenço bacana!
Lembrei de você, por isso liguei.
Tamu Juntu!!! (kkkk) ou É nóis!!!! (né maridão??)

Até mais

18 comentários:

  1. oi Dany, adorei o seu texto.....a gente é que fica constrangido às vezes por não saber como agir....rs... (obs: nem quero ver essa tpm jedi)

    ResponderExcluir
  2. Oi Neto, obrigada, hehehe , nem queira, kkkkk. Até

    ResponderExcluir
  3. Muito bem guria!! Ta indo pelo caminho certo!! Fotenhos da careca, please!!!
    Bjs e fica com Deus sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marilisa que alegria ver você por aqui..... Vou tirar e posto, assim que meus ultimos fios me deixarem!!!! Amém querida. bjos

      Excluir
  4. Lindo o depoimento Dany... vc deve estar se perguntando quem é essa Fernanda rsrs sou q às vezes ligo na sua casa, desesperada por causa do computador q me deixou na mão rsrs e vc sempre me atende de forma educada e gentil... saiba q estou torcendo por vc... um super beijo e nunca se esqueça de quem tem Deus tudo pode!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda, vdd, me perguntei quem era, pois, vendo sua foto, achei que a conhecia... Perguntei para o Fabiano se ele lembrava quem era Fernanda Bozoki.... agora que li aqui que vi o Bueno. Vc é irmã da Estela, não é? Obrigada, fico muito feliz!!! Bjos

      Excluir
  5. BOM DIA!
    MAIS UM POST MAGNIFICO, É MUITO BOM SABER DA SUA FORÇA, E O QUE VC ESCREVEU AKI HJ, SERVE DE DICA PRA MUITOS, POIS AS VEZES A REAÇÃO É IMEDIATA E MUITOS FICAM SEM SABER O QUE FAZER, VENDO ISSO JA AJUDA BASTANTE, UM BJO E ABRAÇO PRA VC QUE É UMA GUERREIRA, AGORA TENHO QUE DESCORDAR DE UMA PARTE,CURINTIA PERDE NÃO É MOTIVO DE TRISTEZA, E SIM DE MUITA ALEGRIA!!! FICA COM DEUS! PAZ E BEATS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, É Otávio, muitos ficam mesmo, achei que seria legal dar dicas, kkkkk.
      Agora, não fala assim não do timão, é nóis!!!!!
      Amém. bjos

      Excluir
  6. Dany....É isso aí..minha mãe passou por isso e tá melhor que antes, linda e cheia de vida!! Não foi fácil..As pessoas tem medo de falar no câncer e quando nos deparamos com ele achamos que é o fim...mas não, é o começo de uma fase que tem um fim MARAVILHOSO com muita vida ainda pela frente...ficar sem cabelo é só um detalhe e TEMPORÁRIO..Abuse dos lenços lindos, varie, curta, e um dia vc tbem vai ser exemplo prá muita gente..alias já está sendo! Um bju prá vc! Um brinde a vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flávia, olha mais uma pessoa que mostra que podemos vencer. Se Deus quiser logo iniciará de uma nova vida... Saudável e sem câncer. Quanto aos lenços, amo!!! E uso umas touquinhas meio doidinhas tbém, kkkkkk. Obrigada, apareça sempre. Bjos

      Excluir
  7. Menina, você é escritora! Cada dia que leio acho melhor ainda. Com certeza vai sair um livro hein!? Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Vanessa, um elogio assim, vindo de você me faz feliz. Bjo flor

      Excluir
  8. Isso ai flor, é só uma situação passageira, logo logo seus cabelos estarão mais bonitos do que antes! E tenho certeza que com td isso vc tem dado mais valor as coisas simples da vida que muita gente não dá! o que importa neste momento é receber o amor de quem te ama e estar ao lado da sua linda familia, que é muito linda, comentei com o Leandro que no dia que estive ai senti que vcs são uma familia linda de vdd, coisa que não sentimos em tds os casais! Parabens pela força, determinação e pela familia linda e estruturada que vc construiu! bjos

    ResponderExcluir
  9. Sim será se Deus quiser. Virão sim. Ah com certeza, a gente passa a ver a vida diferente. Sim, o amor das pessoas é muito importante nesse momento. Obrigada flor. Bjos

    ResponderExcluir
  10. Oieee ....enfim tô de fériass!!!
    Ligo pra vc, pra combinarmos um dia que vc esteja bem disposta para nos receber, afinal eu tenho uma ''bagunceirinha'' rsrsrsrs
    Vc está ótima!!! Linda como sempre e de Parabéns!!!
    um bjãoooooooooo e vá se preparando ahuahuahuhauahuaha

    ResponderExcluir
  11. Oi, que legal Daiane, claro, ligue sim que combinamos. Obrigada. Aguardo, bjo

    ResponderExcluir
  12. Oi Dany, Não sabia do seu blog. soube por uma amiga que tb te admira muito.. Bem como sabe fiquei por um tempo longe dos familiares do lado de lá.kkk devido a separação. E não sabia de nada, qnd soube do seu blog quiz ler na hora pois imaginava o qnt seria interessante saber de novas coisas e experiencias de uma pessoa tão forte e decidida... Concordo com oq c disse q OQ TEMOS Q PASSAR NINGUEM PASSA POR NÓS.Sempre digo esta frase... E é devido a ela que tomei a decisão qnd me separei e se hj estamos de volta como familia e feliz foi pq assim Deus quiz. Elenos guia sempre e sabe doque precisamos. Se ja te adimirava antes com suas palavras e carinho mesmo q por poucas vezes nos falemos . Agora te admiro mais.Seu marido é um grande homem um SER mais que especial.Então sendo assim veio o pequeno DAvi pra completar o time.Desejo do fundo do coração que tenha e seja muito feliz cada dia Mais. E tenha certeza que isso é somente uma fase. Adoro de coração vcs.....Gostaria muito de poder estar mais perto, mas a correria do dia a dia pra todos nos nao nos deixam fazer tudo. Um grd beijo .

    ResponderExcluir
  13. Oi Aline. Obrigada pelas palavras.... Sim maridão é um grande homem e tem me ajudado muito e Davi tbém tem sido muito querido. Bjos

    ResponderExcluir