quarta-feira, 1 de maio de 2013

CORE BIOPSY



Então, fui fazer a core biopsy, o procedimento é feito com anestesia local, indolor .... tá , eu não sinto o menor desconforto com agulhas, então, para alguém que tenha sensibilidade com agulhas, posso assegurar que seria apenas a anestesia que causará alguma sensação de desconforto, mas apenas isso. É utilizado o ultrassom para auxilio e guia do profissional para que uma agulha chegue  até nódulo e remova  pedaços.  Geralmente esse procedimento é repetido por três vezes (3 vezes num único exame),  para que seja o suficiente para a análise do material em laboratório. No dia seguinte do procedimento fica uma sensação desconfortável na mama, mas nada que impeça de realizar as atividades do dia.
Quinze dias após a core biopsy veio o resultado, fiquei com o envelope em mãos por 24 horas sem abrir, aguardando o retorno médico para que o doutor abrisse e me contasse o que estava escrito.
Mesmo meu coração dizendo com certeza o que eu iria ouvir, tem sempre um lado que fica dentro de nós nos fazendo pensar e se não for..... . Bom, chegou a hora de ir  no mastologista e tenho em mente uma frase “ Stressed, depressed but well dressed” (estressada, deprimida, mas, bem vestida) e foi o que fiz, me arrumei, maquiei, arrumei cabelo e lá fui eu saber o que a vida me aguardava.
Quando o mastologista abriu o envelope ele mudou a expressão, deu a sensação que ele ia falar  mas não encontrava as palavras ... me adiantei e disse: Não deu boa coisa, não é , Doutor?  e ele disse, infelizmente não.
Aí veio toda a explicação de que teria que ir para Jaú, que seria muito bem tratada e que era um caso fora dos padrões pois, na minha idade (32 anos) existe, mas é difícil de acontecer.
Saindo do consultório que a ficha começou a cair, comecei a pensar, meu Deus, estou com câncer e agora? Tenho marido, filho, mãe .... O filho ainda é criança, como ira reagir a tudo isso, minhas viagens, meu tratamento, ele ainda depende muito de mim. Minha mãe passar por isso de novo (o câncer venceu a batalha e levou meu pai há 5 anos)... Não conseguia pensar em como me comportar, como digerir tudo isso.
Chorei muito, mas muito mesmo ao ponto de inchar olhos, nariz ficando difícil respirar, não tinha mais lágrimas para sair e eu não conseguia parar de chorar. Não conseguia também falar com as pessoas sobre isso. Queria o momento só para poder pensar, não ter que responder nada.
Esse dia foi a sexta feira, 15 de março de 2013.... ohh dia longo viu. Sábado, não foi diferente, choro, não conseguia falar com minha mãe, pois sabia que a dor dela era muito maior que a minha, sei disso porque sou mãe e a gente prefere que as coisas aconteçam com a gente, mas nunca com um filho e ela já viveu isso como citei acima. Com minha sogra também foi difícil, pois ela já passou por situações delicadas e hoje tem uma  outra pessoa próxima a ela passando pelo mesmo que eu. Então, sabia que essas pessoas que me amam, sofriam tanto ou mais que eu.
Marido ficou sem chão, ele jamais acreditou que o resultado seria de câncer. Mas, como ele sempre foi desde os meus 12 anos (idade que nos conhecemos) parceirão, amigo e como não poderia ser diferente tentando de todas as formas me ajudar.
No domingo, eu tive uma ajuda de grande importância, que contarei no próximo post....

50 comentários:

  1. Na última sexta-feira fiz uma Core Biopsy pela segunda vez (a primeira foi há 4 anos e o nódulo era benigno). Estou aguardando o laudo que deve sair esta sexta. É muito bom saber que, qualquer que seja o resultado, o que importa é a maneira como encaramos os fatos. Desejo-lhe uma excelente recuperação e que continue com essa atitude positiva durante todo o tratamento.
    Andréa

    ResponderExcluir
  2. Oi Andréa, sim precisamos encarar de uma maneira positiva. Vamos torcer para que o resultado seja o mesmo que vc teve no passado. Obrigada, se Deus quiser, logo estarei recuperada.bjos

    ResponderExcluir
  3. Como vc esta?? Hj fiz minha core biopsy.. desejo muito que vc seja vitoriosa nesta batalha! Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Sou casada há 16 anos,e há mais ou menos três semanas meu marido sentiu um caroço na sua mama esquerda .Já fazem 10 dias que ele fez uma biopsia e a espera pelo resultado é o que nos incomoda ,ainda temos a esperança de o resultado ser o melhor possível ,mas se for ruim mesmo assim vamos lutar com toda nossa força e vontade pois temos duas filhas lindas e queremos envelhecer juntinhos....

    ResponderExcluir
  5. Olá, dia 29/09, farei a core biópsia das duas mamas, sendo que em uma delas tenho quatro nódulos, mas como vc disse e adotei sua frase, estressed, depressed but well dressed....estou abalada, mas Deus sabe de todas as coisas e o que tiver de ser será...bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flor, vai dar tudo certo. Confia, mantenha sempre o bom ânimo. Volte para me contar o resultado.
      Bjo

      Excluir
    2. Proliferação fibrosa do estroma mamário o que é?

      Excluir
    3. Proliferação fibrosa do estroma mamário

      Excluir
  6. gente confie em Deus vai dar tudo certo tbem vou fazer e seja o que Deus quizer vamos confiar em Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Victoria Vai dar sim, confia em Deus q Ele estando com a gente enfrentamos tudo.Bjokas

      Excluir
  7. Quando soube que precisaria fazer este exame, fiquei apavorada! Sou daquelas que morrem de medo de sentir dor. Procurei na internet relatos sobre o exame, depoimentos de quem já tinha feito e morrendo de medo, fui fazê-lo!
    Bem, agora volto para dizer: FIQUEM TRANQUILAS! O exame não doeu!
    Primeiro o médico explica TUDO! Até o barulhinho que a pistola ia fazer ele mostrou (para evitar sustos). Depois ele faz a assepsia do local e dá a primeira anestesia (mais superficial). A picada é mínima, mas o líquido arde um pouquinho (super suportável). Depois disso eu não senti mais nada, mas o médico explicou que ele daria uma segunda anestesia (mais profunda).
    O exame inicia com um micro corte de bisturi e a introdução da agulha pistola. Senti ele fazer força para introduzir a agulha, apertar a mama para guiar e o barulho da pistola, mas nada de dor!!! Toda vez que ele ia disparar a agulha ele avisava (o meu precisou de uns 5 ou 6 disparos).
    Agora é aguardar o resultado (que leva uns 3 ou 4 dias)!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem explicadinho Fabi. Obrigada. E o resultado?
      Bjos

      Excluir
  8. Dany vcta bemmm???deu tudo certo? Tb to aguardando resultado de uma biopsia...to arrasada...sem chao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pamela, estou sim graças a Deus, deu tudo certo sim. Não se permita sentir assim. Espere vir o resultado primeiro.
      Bjos

      Excluir
  9. Oi Dany td bem tbm é estou esperando resultado da biópsia, começo a ficar inquieta só vai sair dia 05/09 mas creio que tudo vai dar certo, bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, acredito que já esteja com o resultado em mãos. Qual foi? Como vc está? bjo

      Excluir
  10. Boa tarde! Fiz o PAAF há 15 dias atrás em 2 nódulos e 1 deles deu suspeita de malignidade, o médico me pediu o core biopsy hoje, já fiquei mais tranquila com as explicações que vi aqui do exame. Estou com medo, abalada, tenho só 25 anos...Mas estou com fé em Deus de que tudo dará certo, não tenho histórico de câncer na família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patricia, fica tranquila, como vc já leu o exame é tranquilo. Precisamos sempre esperar o melhor, acreditar que não acontecerá, mas se acontecer, lembre-se: grandes batalhas são dadas a grandes guerreiros!!!!. Fica em paz!!!!! bjokas

      Excluir
  11. sou a maya, vou fazer esse temido exame tbm nas duas mamas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maya tudo bem???? E ai, já tens o resultado??? bjokas

      Excluir
  12. Boa noite Dany e demais meninas!
    Recebi meu resultado da core biópsia e ainda estou assimilando a ideia da cirurgia e tratamento para extrair o tumor.
    Vou na segunda-feira ao oncologista então imaginem a minha ansiedade!
    Mas estou tranquila e agora é encarar o que vem para frente !
    Uma boa noite!!!
    Simone - vitoria es

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Simone, fica firme, coragem , alegria sempre. Tudo na vida passa, e logo tudo isso terá passado. Se você quiser conversar comigo me adiciona no face, vc pode me perguntar as coisas, assim acalma a ansiedade. Quero Simone que vc prometa uma coisa caso precise de quimioterapia, promete que vai continuar se arrumando, usando batom, colocando lenços coloridos, e mantendo um sorriso no rosto??? Bjo

      Excluir
  13. Tenho 24 anos e fiz a cor biopsia foi super tranquilo agora estou aguardando o resultado.

    ResponderExcluir
  14. Tenho 24 anos e fiz a cor biopsia foi super tranquilo agora estou aguardando o resultado.

    ResponderExcluir
  15. Tenho 23 anos e fiz a cor biopsia de mama foi super tranquilo dia 22 pego o resultado estou com um pouco de medo .

    ResponderExcluir
  16. Vou fazer esse exame dia 17/11 e estou tranquila pois entrego tudo nas Mãos de Deus.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia tenho 44 anos e vou fazer minha core biopsy dia 11/01 estou com medo do exame do resultado...
    Mas tem fé em Deus e sei que ele estará comigo sempre !!
    Obrigada Dany pela explicação sobre o exame ....
    E vamos aguarda o resultado...
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Bom dia tenho 44 anos e vou fazer minha core biopsy dia 11/01 estou com medo do exame do resultado...
    Mas tem fé em Deus e sei que ele estará comigo sempre !!
    Obrigada Dany pela explicação sobre o exame ....
    E vamos aguarda o resultado...
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Oi meninas, fiz uma biopsia por aspiração e deu caucinoma ductal aí o médico pediu outra biopsia desta vez Core biopsy, mas logo na sala o médico falou que pode não ser câncer, só nódulo de gordura,estou anciosa, vcs acham que a primeira biopsia pode dar resultado errado?

    ResponderExcluir
  20. Boa noite meninas eu vou fazer a cory biópsia tmb,estou assustada e com muito medo fiquei sem chão tenho um nódulo do peito esquerdo e dois no direito.Vendo tds os comentários vi qnt nós mulheres somos fortes.

    ResponderExcluir
  21. Também vou fazer a core biopsy mas tenho fé que vai dar tudo certo com o resultado

    ResponderExcluir
  22. Oi!.Li sua história,bhaaa menina mexeu muito comigo,mais vc é uma guria de garra e muita fé em Deus tu vais sair dessa,se Deus quiser e ele quer!!!.VOU passar por esse procedimento,ja chorei muito,tenho 39 anos,mais Deus e minha família são minha força, meu alicerce,fé que coisas boas acontecem.DEUS está conosco!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chora não guria, fica firme. E aí, como está hoje?

      Excluir
  23. Gente alguém sabe me explicar se tem alguma coisa haver fiz hoje o core e os fragmentos não afundaram, estavam se desfazendo ela retirou 8 vezes
    Alguém sabe me dizer o por Que?

    ResponderExcluir
  24. Oi meninas... Boa noite!
    Tenho 52 anos, histórico de nódulos benignos e por isso descuidei nos últimos anos.
    Vou fazer uma core biópsia no próximo dia 18. Estou muito preocupada, com medo do exame e do resultado, ainda sem saber como falar pra minha mãe q é idosa e não está bem.
    ... Seus comentários estão me ajudando muito.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  25. Oi Magda não sinta medo desse exame, é tranquilo de fazer. Quanto ao resultado,confia em Deus que terá o melhor resultado, porém, se tiver que passar por essa turbulência na vida, confia em Deus também que Ele passará com você. Quanto a sua mãe, espera o resultado para falar com ela. Bjokas

    ResponderExcluir
  26. Não doi nada.. vai tranquila.. :) vai dar tudo certo.

    ResponderExcluir
  27. Boa noite meninas fiz minha core tem uma semana qdo toco no nódulo ele está mais duro e pontudo isso é normal

    ResponderExcluir
  28. Boa noite meninas fiz minha core tem uma semana qdo toco no nódulo ele está mais duro e pontudo isso é normal

    ResponderExcluir
  29. Olá, tenho 47 anos e um filho que fará 7 mês que vem.
    Tive uma forte dor no seio direito e o médico do PS pediu mamografia, corebiopsia e US.
    Daqui ha 2 dias faço a mamografia e daqui ha 4 dias farei a corebiopsia.

    ResponderExcluir
  30. Olá, meu nome é Vanessa e tenho 35 anos.
    Tenho um nódulo suspeito na mama direita ( BI RADS 4A ) e vou fazer uma core biópsia dia 28/11 e estou super nervosa ! Como nós mulheres sofremos!!! Mas bola pra frente e espero que de tudo certo para todas nós. Assim que sair o resultado eu volto e conto pra vcs !
    Bjs.

    ResponderExcluir
  31. Meu nome é Rosana sempre fiz mamografia e ultrassom de mamas com s=calcificações e um pequeno cisto, agora aumentou e virou um nódulo de mais ou menos 1cm meu mastologista pediu um core biopsy estou tranquila que será\ benigno o resultado mas tenho medo se o exame dói, será?

    ResponderExcluir
  32. olha... fui morrendoooo de medo fazer.. e não senti absolutamente naaadaaaa... o q vc pode sentir de repente é a picada da anestesia se a pessoa tiver mão pesada.. mas, nem isso eu senti.. vai tranquila.

    ResponderExcluir
  33. Nossa dany muito bacana vc falar assim aqui no blog, eu também vou fazer o core segunda feira estou muito ansiosa, com medo do resultado,depois do resultado de uma punção a Dr pediu esse outro exame, mas enfim nao podemos desistir, não queríamos estar nessa dúvida, o negócio e saber logo de tudo e fazer o que tiver de fazer.

    ResponderExcluir
  34. Vou fazer uma core biópsia daqui a dois dias. Estou com muito medo do exame,medo que seja doloroso, mas ler os depoimentos aqui me trouxe um pouco de alívio. Obrigada

    ResponderExcluir
  35. Vou fazer uma core biópsia daqui a dois dias. Estou com muito medo do exame,medo que seja doloroso, mas ler os depoimentos aqui me trouxe um pouco de alívio. Obrigada

    ResponderExcluir
  36. Também estava com receio da core biópsia, fiz ontem, dia 19 de abril, fui muito bem acolhida pela médica, que explicou todo o procedimento,e foi bem tranquilo mesmo. Não doeu nada , pois você recebe anestesia local. Passei o dia colocando compressa de gelo e não ficou nem roxinho...agora é esperar o resultado...

    ResponderExcluir