quinta-feira, 10 de outubro de 2013

OUTUBRO ROSA



Outubro Rosa é um campanha de conscientização, realizada no mês de outubro, dirigida a sociedade e as mulheres sobre a importância do  autoexame para ajudar em um diagnóstico precoce do câncer de mama.

O “outubro rosa” teve origem em New York em 1990 na primeira Corrida pela Cura, e desde então, promovida anualmente na cidade. Apenas em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi também nos Estados Unidos, começaram a “fazer campanha para conscientização”, escolhendo o mês de outubro.

 Hoje o Outubro rosa é realizado em vários países do mundo, não só em grandes centros. No Brasil, não são apenas as capitais que iluminam de rosa prédios públicos, monumentos históricos, museu de arte, pontes,  mas tem cidades pequenas no Brasil que tem seus prédios cor de rosa, ou apenas usando o laço rosa que simboliza a campanha.

Concordo plenamente com essa campanha, acho que SIM é necessário conscientizar as mulheres da necessidade do autoexame, que câncer tem TRATAMENTO e tem CURA.

Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances dessa cura chegar.

Peguei na internet algumas imagens. Essa é do autoexame:



Quando fazer:
A partir dos 20 anos - Uma vez ao mês, de preferência de 7 a 10 dias após o início da menstruação, as mamas estarão menos sensíveis.

Mulheres na Menopausa - Todos os meses no mesmo dia.

Esses são alguns sintomas: (também da internet)


Sei que se indica a mamografia anual para mulheres acima de 40 anos. Entendo que isso seja indicado por profissionais hábeis para tal conduta, que tem uma enorme pesquisa sobre esse assunto.
Mas eu estou com câncer de mama e fui diagnosticada com 32 anos. Conheci pelo menos cinco meninas após meu diagnóstico que tiveram com menos de 30 anos. Não falo isso para causar "medo" ou "pânico" em quem está lendo esse post, a minha intenção aqui é falar que é possível uma mulher mais jovem ter o câncer e que o Autoexame está nas mãos de cada mulher que ler isso que estou escrevendo e que todas tem que "SE TOCAR" (em ambos sentidos, kkkkk).
Como já disse e outro post: ter câncer não é sentença de morte. Para morrer, basta termos vida.
Ter esse diagnóstico não é fácil, mas tudo que passamos na vida sempre será um aprendizado. 
Para as meninas que estão passando pelo câncer de mama e para as pessoas que não estão, nunca esqueçam que as suas atitudes no presente serão exatamente o que vai determinar o seu futuro.


Para as meninas de Itararé: Não esqueçam que temos um ambulatório do Amaral Carvalho na cidade, que a meninas (enfermeiras, recepcionista), os meninos (mastologista, recepcionista, clínico geral) são muito atenciosos, queridos, sempre prontos a nos ajudar e esclarecer as nossas dúvidas. Ao menor sinal, os procurem.

Ah, esse é o laço da campanha:

Espero ter ajudado.
Até um próximo post.

2 comentários: