sábado, 21 de setembro de 2013

Quase no fim das quimios!!!!!



Olá, tudo bem?
Dia 19/09 fiz a minha quimio de número seis. Como não poderia ser diferente, fiquei quatro horas e meia sentadinha recebendo a medicação.
Mas dessa vez, foi bem diferente da quimio de número cinco (quimio de número 1 branca). Em primeiro lugar, o local das aplicações foi dominado pelos meninos, tinha apenas uma enfermeira e dois enfermeiros.  Um desses meninos era uma figuraça, um corinthiano animado (para quem não sabe sou timão também) ele fazia todos rirem naquela sala, brincava com um, com outro. Acreditam que nem com o antialérgico na veia eu dormi, esse moço distraía todos naquela sala. Ajudou muito essas quatro horas e meia passarem mais rápido.
Sentaram duas pessoas diferentes do meu lado nesse período. O primeiro foi um menino muito jovem que estava fazendo a primeira aplicação. Fiquei consternada ao ver o olhar de assustada da esposa dele, ela parecia muito menina ainda e conforme o enfermeiro explicava como ele teria que se cuidar, os efeitos que poderia ter, a expressão dela ia ficando cada vez mais abatida. Quando o enfermeiro terminou a explicação e se levantou, falei para eles que todas as orientações deveriam ser seguidas a risca, mas que os efeitos colaterais poderiam não acontecer, que eu estava na minha sexta aplicação e que estava sem esses tais efeitos.
A segunda, foi uma senhora que estava fazendo a aplicação de número dois branca. Ficamos conversando por uns minutos e ela me disse que estava ficando com sono e pediu para o enfermeiro deitar a cadeira dela que queria dormir. Por alguns minutos ela continuou falando comigo, mas as palavras começaram a sair enroladas, infelizmente eu já não entendia mais o que ela falava e ela acabou dormindo. Acredito que uns quinze minutos depois ela começou a falar dormindo até que abriu os olhos que estavam muito vermelhos e o rosto também estava. Percebi que ela não estava bem, ela tentou chamar o enfermeiro, mas a voz não saiu. Chamei o enfermeiro , ele  veio ajudar. Ela dizia sentir muita dor, rolava na cadeira. Falaram que ela estava tendo uma reação. Removeram ela para uma sala ao lado, onde ficam as camas. Perguntei ao enfermeiro antes de vir embora e graças a Deus ela já estava bem.
Saí do hospital me sentindo bem, ainda passamos em lojas em Jaú. Na estrada senti um pouco de sono, mas ainda assim consegui me manter acordada.
Conversei com a oncologista sobre aquela dor que tive no corpo na quimio de número cinco, ela me passou dois medicamentos para tentarmos amenizar ou não deixar a dor vir. Quando recebi a receita vi que havia mais um medicamento sugerido (retiramos a receita quando assinamos a autorização para a quimio), não tinha mais como perguntar para a oncologista para que era esse terceiro medicamento.
Acabei indo no ambulatório do Amaral Carvalho aqui da minha cidade e como sempre muiiiiiiiiito bem recebida pelas meninas e pelo  mastologista.
O Masto me explicou para que era o medicamento e acabamos conversando sobre muitas outras coisas, muitas dúvidas foram esclarecidas na minha cabeça. Falamos sobre reconstrução, fisioterapia, repouso. O mais interessante foi a explicação dele sobre a “ Mastectomia Profilática” , me deixou claro que seria correto falar “ mastectomia redutora de risco”, pois é impossível a remoção total, sempre fica de 5 a 10% o que tornaria menor o risco , mas não tornaria impossível o aparecimento de câncer nessa mama. Enfim , depois da nossa conversa, confesso que tenho que pensar muito novamente sobre as minhas decisões.
Mais uma vez sem palavras para agradecer as meninas e o masto do Amaral, sempre me ajudam, me recebem com carinho, explicam absolutamente tudo que pergunto. Obrigada!!!!!
Estou me sentindo cansada hoje, uma leve dor no corpo.
Vou descansar....
Até o próximo post.

2 comentários:

  1. Fico tão feliz cada vez que vejo um post aki no blog, tu faz ideia o quanto isso é importante neh, pras pessoas que como nós, tem muitas duvidas e podem esclarecer aki. Fico feliz também de saber que tu estás bem, logo isso acabou, mas antes disso uma visitinha semana q vem né kkk, vamos torcer pra minha gripe passar, pois apesar de ser uma etemula, não vamos arriscar neh. Bjks flor

    ResponderExcluir
  2. Sim flor, como tu esclareceu muitas dúvidas minhas, hj tento ajudar as que precisam tbém. Graças a Deus amiga estou bem. Claro, essa visita tem que dar certo. Tu te cuidas ai E.Têmula. bjo

    ResponderExcluir