sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Dúvidas????



Olá, tudo certinho com vocês?


Graças a Deus estou muito bem, animada, está chegando outra quimio, menos uma, logo acaba.... hehhehe. Mas, não foi por esse motivo que vim aqui hoje ter uma conversa com vocês.


Então, vamos ao que interessa????


Percebo muitas vezes que as pessoas tem muita curiosidade sobre como é passar por esse tratamento, mas, a maioria tem  “medo”, “vergonha” , enfim falta coragem para fazer algumas perguntas.

Eu estive na semana passada com uma menina que conheci faz pouco tempo, mas ela tem se mostrado tão querida, atenciosa com tudo que estou passando que às vezes, tenho a sensação que é uma amiga de longa data.


Achei incrível a forma que ela conversou comigo, não  ficou enrolando, dando indireta, apenas perguntou o que queria saber e ainda acrescentou: Deixa ver como está sem lenço!!!!    Amei tudo isso e na hora arranquei o lenço.


Eu não tenho o menor constrangimento em mostrar, falar. Se tiverem curiosidade podem me perguntar, tenho o maior prazer em responder. 

Baseado nisso, achei que poderia esclarecer algumas coisas:


Queda de cabelo: O cabelo cai mesmo, logo após a primeira quimio , geralmente após treze dias  inicia a queda. Passava a mão pelos cabelos e saía tufos. Fui para o banheiro, peguei minha escova e escovei até parar de cair (me lembrei de quando fazia isso no meu cachorro na troca de pelos). Foram duas sacolas de mercado cheia de cabelo. Não chorei, não senti nada de ruim. Apenas sabia que eles caíam e o câncer também. Ficou uns fios longos ainda. Para quem não me conhece, meu cabelo era bem longo chegava na altura do bumbum. Depois da segunda quimio, eles caíram e quebraram ficando apenas uns fios na altura do pescoço. Nessa época, literalmente fiquei parecendo o “Smigol” do Senhor dos Anéis. Hoje, após cinco quimios, tenho alguns fios na cabeça de mais ou menos um centímetro (lembra quando está nascendo). Eu não sou boa em tirar fotos e não gosto de ser fotografada, mas qualquer dia farei fotos e postarei para verem minha quase carequinha.


Reações da Quimio: Cada pessoa reage as quimios de uma maneiras diferentes. Enjoos, dores no corpo, vômitos, aftas, dores de cabeça, intestino pode alterar o funcionamento, tontura entre outros são comuns na maioria das pessoas. Graças a Deus não sofri reações as quimios. Apenas na quinta aplicação tive a tal dor no corpo, é ruim, mas suportável. Acredito que a forma que você encara tudo ajuda um pouco nessas reações.


Namorar: Não existe nada que impeça a pessoa de namorar (pelo menos no meu caso o médico disse que não tem problemas). Claro que a mulher que está passando pelas quimios precisa tomar cuidado para não engravidar, pois nessa altura do campeonato, seria um sério problema. Acho que a pessoa fazendo quimio ou não, precisa estar de boa com ela mesma. Sei que muitas mulheres não se sentem femininas sem os cabelos, mas  eu encaro isso de uma forma divertida e sei que logo eles crescem. A forma que o parceiro ou parceira age em relação a isso tem grande peso para a pessoa que passa por esse tratamento. Por isso marido e esposas sejam legais com seus parceiros!!!!!



Cirurgia: Ainda não fiz a minha. Irei fazer a mastectomia (remoção da mama) e reconstruir com prótese de silicone. Se isso me preocupa? NÃO.  Se isso irá mexer com minha autoestima? NÃO. Se tenho medo da cirurgia? Muito, mas pensando em corte , pontos e dor. 

Espero ter ajudado com esses esclarecimentos.
Até um próximo post.

2 comentários:

  1. O querida Danielle!
    Maravilhas de depoimentos para quem está completamente "no escuro", sem saber nada sobre nada, e só imaginando "coisas"!
    Aprendi com você aqui, que tratamento, é tratamento! E, remédio, é remédio, e é para o bem, para a cura! E, que não tem outra alternativa: É tratar ou tratar!
    Grande abraço,
    Bjins

    ResponderExcluir
  2. Sim Rose, temos a felicidade de poder tratar e ter a cura. Então vamos encarar da melhor maneira e seguir tudo a risca que o médico orienta.
    Não esquecendo nunca o bom humor, bons pensamentos, fé.
    Bjos

    ResponderExcluir