sábado, 14 de dezembro de 2013

Cirurgia



Olá, tudo bem?
Demorei aparecer aqui não é? Rsrsrsrs  os dias pós cirúrgicos foram difíceis. 
Fui internada no dia 03/12 e fiz a cirurgia no dia 04/12.
Foi feito Mastectomia Radical que consiste na retirada da glândula mamária e na linfadenectomia axilar, com preservação de um ou de ambos dos músculos peitorais. A Linfadenectomia consiste na remoção cirúrgica de um ou mais grupos de linfonodos. Trata-se de um procedimento de Cirurgia Oncológica cuja as finalidades são diagnosticas, curativas e profiláticas. 

Após a remoção, fiz a reconstrução mamária com tecido do grande dorsal:
É utilizado principalmente em pacientes magras e que não ofereçam quantidade de tecido abdominal suficiente para uma reconstrução.
É levado tecidos das “costas” (região dorsal) para a região mamária e acrescentando também uma prótese de silicone. 
Imagem internet


Confesso que jamais imaginei que me sentiria tão desconfortável com essa cirurgia. Acreditava que ficaria muito bem já no dia seguinte. Mas infelizmente não foi o que aconteceu. Fiz a cirurgia na quarta e na sexta tive alta. Penso que a volta para a casa tenha contribuído para o meu desconforto, pois são 270 km e a cada vez que “o carro balançava” a Dany aqui gemia de dor.

Usei dreno por 7 dias, um tipo a vácuo. Eu parecia uma “alien” pois dava para sentir o “cano” do dreno embaixo da minha pele nas costas e outro “cano” ficava no seio. Ambos saiam logo abaixo da axila e se uniam na altura da cintura e alguns pontos foram dados na pele para segurar o dreno.  Quando eu deitava pressionava o dreno contra o colchão e gerava desconforto.  A cada movimento o " cano " mexia e causava dor.
Agora pensem no meu “fiasco” no hospital no dia da retirada. Entrei chorando na sala já e não conseguia parar. Não doeu nem 1/3 do que eu imaginei que doeria, foi mega tranquilo.
 
Esse é o dreno
A partir da retirada do "Vlad" (forma carinhosa de chamar meu dreno) voltei a “ viver”, estou uns 70%  mais confortável, quase sem dor e conseguindo me locomover com mais facilidade.

Sinto bastante dificuldade em movimentar o braço direito (aonde foi feito e esvaziamento axilar) está bem “travado”. Estou me esforçando ao máximo para reverter isso logo e sei que irei conseguir.

Ontem, mesmo ainda com pontos, fui na formatura do meu filho e graças a Deus fiquei bem lá, sem dor.



Na próxima quarta, retiro os pontos se Deus quiser, em breve volto para contar mais para vocês. 
Obrigada a todos pelas mensagens de carinho, pela preocupação, Deus abençoe todos vocês.
Até mais.

6 comentários:

  1. Forçaì Dany...todo esse desconforto passa mais rápido do que você imagina...fico feliz por ter reconstruído de imediato! ótima opção. há 5 anos aguardo a chance de nova cirurgia! vamos em frente...tb sou itarareense e se quiser conversar estou a postos.
    Gde abraço
    Re

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Re. Poxa vida 5 anos.... é muito tempo. Claro flor. bjos

      Excluir
  2. Dani, fico muito feliz por vc, te acompanho, leio tudo que vc posta no face e no blog. Quanto a sua cirurgia a minha foi muito parecida, o maior desconforto não é a mama e sim nas costas, mas logo passa, fiz a reconstrução na hr e depois de sete meses fiz o mamilo. O meu braço ficou travado, pensei que não fosse mais conseguir todos os movimento de volta, mas com um bom fisioterapeuta tudo volta ao normal. Hoje consigo fazer tudo que fazia antes da cirurgia. Tudo de melhor pra vc e sua família "linda" desejo um Natal cheio de luz,de paz, de alegria, de SAÙDE, mas sobretudo com muito amor sabedoria e otimismo. FELIZ NATAL! um beijo grande pra vc. Gorety Pinheiro (face)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gorety querida, sei sim que acompanha e sou muito grata pelo seu carinho. Sim, as costas q mais judia O meu já deu uma leve " destravada". Se Deus quiser, logo conseguirei. Amém, para vc tbém, que Deus abençoe grandemente sua familia e vc. bjos

      Excluir
  3. Boa noite Dany, descobri o seu blog hoje e fiquei muito confirmada. Minha mãe está investigando câncer de mama e tudo indica que o nódulo é maligno. Teremos o resultado da core biópsia dia 11/03/16 e eu estou ansiosa. Minha pergunta é sobre a rotina em casa, desde a químico até a cirurgia e os principais cuidados. Me preocupo pois eu moro sozinha com a minha mãe, e quero fazer o melhor por ela, e também aprender a lidar com a situação, pois para mim que sou filha também é difícil. Se você puder, pode me passar o seu contato? Admiro muito a sua alegria e bom humor, considero isso fundamental para enfrentarmos momentos como esse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, claro que passo contato.Na pagina inicial do blog tem um link que leva direto para meu face, vc pode me chamar inbox terei o maior prazer em conversar. Por favor,quero saber o resultado da core da sua mae.bjokas

      Excluir